domingo, 3 de maio de 2009

AUGUSTO BOAL (1931-2009)

"Teatro não pode ser apenas um evento - é forma de vida! Mesmo quando inconscientes, as relações humanas são estruturadas em forma teatral: o uso do espaço, a linguagem do corpo, a escolha das palavras e a modulação das vozes, o confronto de idéias e paixões, tudo que fazemos no palco fazemos sempre em nossas vidas: nós somos teatro!" Augusto Boal

Ontem perdemos um grande mestre e amante do improviso: Augusto Boal!
Ele fazia parte do elenco de gênios de peso do programa Retalhão do Canal Brasil, que é apresentado pelo meu amigo Zéu Britto e do qual eu sou sempre convidado a participar com maior prazer.

Improvisar é uma das premissas de quem faz teatro, mas, como exercício, testa o ator. Rapidez no raciocínio, disponibilidade, coragem de encarar cada desafio. A exposição do ator ao inusitado induz ao riso e os aproxima da platéia.

Augusto Boal há muito tempo faz isso com suas propostas do teatro fórum e teatro do invisível. Reconhecido internacionalmente, foi um dos primeiros dramaturgos a propor 'transformar o espectador, ser passivo e depositário, em protagonista da ação dramática'. Para ele, o teatro se definia pela existência simultânea dentro do mesmo espaço e do mesmo contexto de espectadores e atores. Seu método teatral, chamado Teatro do Oprimido ganhou o mundo com jogos e técnicas cujo objetivo era a democratização dos meios de produção teatrais.

Obrigado Mestre, boa viagem ao desconhecido paraíso!

E pra finalizar, uma pérola do mestre:

"Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma!"

Nenhum comentário: