quinta-feira, 7 de maio de 2009

CORAGEM PARA DENUNCIAR

Após proibir publicitário, Detran-RJ libera foto com piercing na identidade

Depois de proibir um publicitário de tirar a foto da carteira de identidade com o piercing, o Detran do Rio - órgão emissor do RG no estado - informou nesta quinta-feira (7) que liberou o uso do acessório na sobrancelhas, nariz, boca e orelhas. Segundo o órgão, a restrição, que se estendeu por quatro anos, foi abolida para atender aos novos usos e costumes da sociedade.

O publicitário Andrei Scheiner, que usa um piercing na sobrancelha, foi obrigado na terça-feira (5) a tirar o adereço para a foto da sua segunda via da carteira de identidade. O fato revoltou Andrei, que chegou a criar um blog para discutir o assunto, conforme mostrou o jornal O Globo nesta quinta-feira (7).

Denunciei a falta de respeito à individualidade do cidadão, caracterizada por discriminação, praticada pelo Departamento de Identificação Civil do Detran. Ao ser solicitado para retirar o piercing me senti profundamente ferido em minha individualidade, enquanto cidadão cumpridor dos meus deveres, por ter que retirar uma peça que considero parte de minha identidade. Ou seja, fui retirar uma nova vida da minha carteira de identidade que não irá expressar minha identidade” argumentou Andrei.

LINK DA NOTÍCIA: Após proibir publicitário, Detran-RJ libera foto com piercing na identidade

NOTA: Sou amigo pessoal do Andrei (sim ele é o meu amigo que acabou de casar daquele post!) e realmente o piercing faz parte da identidade dele, é ele!
E imagino o quanto o DETRAN o tirou do sério com isso, pois ele é um cara tranquilão e sempre de bom humor, ferindo sua "identidade" a ponto dele expor isso publicamente, com certeza foi uma falta de respeito ao cidadão e precisava ser denunciado.
Todo mundo aqui já passou por uma situação dessas, ter que aturar "o bom humor" e as "burrocracias"(os achismos) dos funcionários públicos, eu mesmo aos 18 anos, quando estava preparando a documentação pro serviço militar tive que aturar a falta de educação da funcionária que me atendia e engolir seco suas provocaçoes pq tinha uma baita placa escrito" Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:Pena – detenção, de seis meses a dois anos, ou multa" e ela apontava e sorria de canto de boca....minha vontade era de responder e mandar ela pra aquele lugar! Chega, tá na hora disso mudar mesmo!

Parabéns pela coragem amigo, admiro muito, é nessas pequenas batalhas do dia a dia que vamos construindo uma sociedade mais justa!
Abração,
Ary

FONTE: O GLOBO/ Globo.com

Nenhum comentário: