segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CUIDE DA SUA VOZ !

Achei essa matéria muito interessante, principalmente pra quem é ator, cantor ou trabalha com a voz. Confesso que não sou um dos mais disciplinados, mas tenho meus cuidados!
Abraços,
Ary

Para alguns a rouquidão é até sinônimo de sensualidade. Por trás dela, no entanto, podem se esconder perigos como tumores. Com base nas mais recentes diretrizes americanas de prevenção e tratamento do problema, elaboramos um manual para cuidar do mais nobre recurso da comunicação humana.

1- Armadilha Invisível: É o ar condicionado, com o qual convivemos no carro, no escritório... " Ele diminui a umidade do ambiente ressecando as cordas vocais", ensina a fonoaudióloga Sílvia Pinho, diretora do Invoz Comunicação e Voz Profissional e m São Paulo.

2- Sem Gritos ou Sussurros: Quem berra, comete um atentado contra as pregas vocais, que se chocam violentamente entre si e, assim, podem ficar reféns de nódulos. Sussurrar, tampouco é uma atitude desprovida de culpa. " Isso promove uma tensão na laringe, porque temos que fazer esforço para impedir a vibração das cordas," diz Maria Behiau que preside o International Association of Logopedics and Phoniatrics.

3- Onde há Fumaça... ...há voz com chiados. O cigarro é um arqui-inimigo da garganta. "O calor da fumaça e as substâncias tóxicas do tabaco irritam o trato vocal." Diz a fonoaudióloga gaúcha Carla Aparecida Cielo. " Com o tempo ocorre um inchaço excessivo nas pregas que não regride mais."

4- Doses de ruídos: Talvez você já deve ter sentido na pele, quer dizer, na garganta, aquela sensação de aspereza na manhã seguinte a alguns drinques. " O álcool resseca as cordas vocais", avisa Sílvia Pinho.

5- Ham...ham...ham: Ledo engano pensar que, ao pigarrear, a gente está limpando a garganta. Esse costume pode surtir alívio imediato por retirar um muco do caminho. " Pigarrear é promover uma trombose entre elas."

6- Sabotadores Vocais: Não que estes alimentos mereçam ser expulsos do cardápio, mas a recomendação é esquecê-los antes de qualquer discurso mais longo.Estamos falando de chocolate, mel e derivados do leite." Eles engrossam a saliva e deixam mais espesso o muco que recobre as pregas vocais, dificultando sua vibração." Explica Sílvia.

7- Faxina na Garganta: Em matéria de voz, os alunos que presenteavam a professora com uma maçã,antes da aula mereceriam mesmo uma nota 10. A fruta , ao lado do caju e do salsão, é um agente de limpeza na laringe." Esses alimentos contam com propriedades adstringente." Observe sempre a sua voz, rouquidão por mais de 15 dias deve ter avaliação de um otorrinolaringologista.

Fonte: O guia da Voz, por Diogo Sponchiato

*essa matéria foi uma dica de Sonia Regly do http://www.compartilhandoasletras.com

Nenhum comentário: