terça-feira, 8 de dezembro de 2009

DICAS DE UM FUTURO EX-GORDO- Ano I- Número 12

Natação para emagrecer e definir os músculos

Caia na piscina com as dicas de Marcio Atalla

A natação também deixa os músculos definidos ou esse resultado é exclusivo da musculação?

Sim, a natação pode deixar o corpo bem definido como na musculação. Tudo depende de como é feita. Claro que para quem quer hipertrofia muscular (ficar grande), a natação não é o mais indicado por ser também uma atividade aeróbica. No seu caso, para deixar o corpo definido e musculoso, é bom optar por treinos intervalados, tiros com mais intensidade e menor duração. Assim, a parte muscular é mais exigida e o treino acaba sendo anaeróbio com recuperação aeróbica.
O ideal é ter diferentes estímulos: um dia fazer um treino mais longo e com menos intensidade, em outro um mais curto com mais intensidade e em outro fazer os dois tipos com intevalo entre eles. Minha dica é usar e abusar de pé de pato, prancha e outros acessórios, para trabalhar cada parte do corpo de forma mais eficiente. Te garanto que os resultados serão ótimos.

Devo ficar ofegante durante o exercício se quero emagrecer nadando?

A natação envolve muita técnica, por isso a maioria das pessoas quando nada tem a frequência cardíaca (FC) aumentada e fica ofegante. Quanto menos técnica,
mais força se faz para nadar. Na medida em que você adquire mais técnica, a atividade física se torna mais fácil.
O ideal para emagrecer é nadar regularmente, pelo menos quatro vezes na semana e por no mínimo 30 ou 40 minutos, com intensidade moderada. Ficar ofegante é sinal de que você está indo um pouco acima do seu limite, e só se justifica em caso de treino intervalado ou mais curto de maior intensidade. Fora isso, não é indicado.

Quais as diferenças de resultados entre natação, hidroginástica e bike na água?
São atividades bem diferentes e apresentam resultados diferentes também. A hidroginástica não é tão eficiente para quem quer emagrecer, mas é um bom trabalho muscular, fortalece bem os músculos (desde que feita corretamente).
A natação tem um grau de dificuldade maior, exige mais habilidade, é um excelente trabalho cardiorrespiratório e muscular, pois trabalha a musculatura do corpo inteiro. E, além disso, é uma atividade com alto gasto calórico.
Bike na água e fora da água têm a mesma eficiência. A água vai servir como resistência, o que na bike fora da água você consegue com o ajuste da bicicleta. Nas duas modalidades, não existe impacto nas articulações. A desvantagem é que a bike só trabalha membros inferiores, deixando a desejar para no que se refere a braços, costas, ombros e peito.

FONTE: Marcio Atalla/Marie Claire

Nenhum comentário: