sábado, 28 de março de 2009

VERDE PERTO- Ano I - Número 4

28 DE MARÇO: HORA DO PLANETA !
O movimento Hora do Planeta, um ato simbólico de alerta contra o aquecimento global, é promovido mundialmente pela Rede WWF desde 2007 e acontece pela primeira vez no Brasil.

A Hora do Planeta conta com o apagão de grandes monumentos mundiais, durante uma hora, em várias partes do mundo, ficando escolhida a data nesse ano para o próximo sábado, 28, às 20h30. Governos, empresas, comunidades e cidadãos apagarão suas luzes.

Contando com Porto Alegre e Brasília, já aderiram à Hora do Planeta 22 cidades, entre elas Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Lorena (SP), Salgueiro (PE), Itajaí (SC), uma das mais atingidas pelas enchentes que assolaram a região Sul no final do ano passado. A adesão do Brasil ocorreu em janeiro, no lançamento da campanha Hora do Planeta no Brasil, na qual o prefeito Eduardo Paes afirmou que desligará as luzes do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, do Parque do Flamengo e da orla de Copacabana.

O ano de 2009 é crucial para o futuro do planeta, pois os países precisam assinar um acordo internacional com medidas para que se mantenha o aquecimento global abaixo dos 2º C. Será um ano de mobilização para que os países finalmente assinem, na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em dezembro, na Dinamarca, um acordo justo e eficiente para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa.

No Brasil, o desmatamento – principalmente na Amazônia e Cerrado –, é responsável por 75% das emissões de CO2, o principal causador do aquecimento global.


Um timaço de artistas, esportistas e celebridades se engajaram na luta contra o aquecimento global. Luciano Huck, Fernanda Keller, Eduardo Moscovis e Cynthia Howlett e o judoca Flávio Canto se juntaram a Camila Pitanga na campanha criada pela DM9DDB para a Hora do Planeta da WWF-Brasil.


Qualquer pessoa, cidade ou empresa pode aderir ao movimento.
Basta se cadastrar no site e apagar as luzes de 20h30 às 21h30, no dia 28 de março: http://www.horadoplaneta.org.br/ , e você!!?

Veja o vídeo da campanha no Youtube:


Pense nisso, apague as luzes!

Nenhum comentário: